Quais tributos incidem sobre uma empresa?

Sabe-se bem que ao abrir uma empresa, alguns tributos incidem sobre o seu lucro. Mas você sabe quais são eles e o que todas essas siglas significam? Abaixo, você terá uma ideia do que você terá que pagar para manter a sua empresa em dia com o fisco.

  • Imposto de Renda (IR)

Porcentagem que é deduzida do lucro anual da empresa para pagamento ao governo. A alíquota pode chegar a 15% sobre o lucro real. Se os lucros da empresa ultrapassam o valor de R$ 20 mil por ano, é adicionada uma taxa de 10% sobre o valor excedente.

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Tributo usado para o pagamento da seguridade social. As empresas pagam de 9% a 12% do seu lucro líquido para o governo.

  • Programa de Integração Social (PIS)

Porcentagem sobre o lucro líquido usado para o pagamento do seguro-desemprego e abono salarial para os funcionários da empresa. A alíquota é de 0,65% sobre a receita bruta da empresa.

  • Contribuição Financeira Social (COFINS)

Tem o mesmo objetivo da CSLL, porém sua alíquota varia de 3% a 7,6% sobre a renda bruta anual da empresa.

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

É um tributo federal e incide sobre o valor da venda de produtos industrializados. Sua alíquota é variável, de acordo com o produto vendido, mas varia de 0% a 60%.

  • Imposto de Importação (II)

Mais um dos tributos federais, incide sobre as importações feitas e sua alíquota é variável, de acordo com tabelas divulgadas pelo próprio governo.

  • Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Imposto estadual, o ICMS é cobrado quando há trânsito de mercadorias e serviços de um estado a outro do país. Sua alíquota varia de 0% a 25% de acordo com as taxas estipuladas por cada estado.

  • Imposto sobre Serviços (ISS)

Imposto municipal, o ISS é cobrado somente por serviços. A alíquota é variável, não ultrapassando o máximo de 5%.

Depois de ver alguns dos impostos que incidem sobre uma empresa, vale a pena abrir o próprio negócio? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, em nosso Twitter ou em nossa fan page no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *